quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Meus artigos e apresentações.

Ano 2005, idéia: equilibrar conhecimento técnico com comercial.
O que desencadeou: inicio do curso de Tecnologia de Alimentos na Faculdade Oswaldo Cruz e influência de excelentes técnicos , colegas de trabalho da Vogler Ingredients.
Eu era um bom vendedor de gomas, que encontrava muita energia para melhorar os resultados e por razões desconhecidas dava passos mais largos e rápidos quando me envolvia com hidrocolóides.
Era hora de estudar mais e o primeiro conselho veio: comparar moléculas para encontrar associações.
Dai começou o hábito, vício?,  de compilar informações sobre Xantanas, Alginatos, Pectinas, etc.
Um ano depois montei a primeira apresentação " A Busca pela Textura Ideal " e mostrei para os colegas da empresa e depois na Semana de Tecnologia de Alimentos da Termomecânica em SBC. Depois repliquei este treinamento no Senai - Barra Funda, Oswaldo Cruz, Mauá e Unesp SJRP.
Com mais confiança escrevi um artigo para a revista Aditivos £ Ingredientes da Editora Insumos Janeiro/Fevereiro 2008 nr. 54 e o intitulei " Alginatos o que há de mais nobre em Texturas. "
2008: segundo treinamento elaborado novamente para a Termomecânica e desta vez chamado " Hidrocolóides Complexos ", com foco em Gomas Acácia, Konjac, Gelana e Celuloses Modificadas. Justamente as gomas que eu menos entendia e o que me obrigou a estudar bastante.
2009: em parceria com meu colega de empresa na época Fabio de Jesus Rodrigues, montamos para a Fispal o treinamento " Z-Trim Substituição Gordura em Alimentos " e a partir deste ano comecei a estudar mais os sistemas coloidais,  comparando Celuloses Amorfas com Microcristalinas e suas excelentes contribuições de textura em alimentos e distintas formas de hidratação e formação de redes.
Depois de um período, escrevi este ano que passou para a revista FIB um artigo sobre Gomas que foi intitulado " Gomas by Vogler ".

Uma coisa puxa a outra, meus materiais, artigos de colegas do mercado e dicas de boas bibliotecas de informações,  me levaram a criação do Blog.

Este é o resumo da história.

Um abraço,
Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário