terça-feira, 29 de julho de 2014

Vídeo sobre Maionese feita com Amido Resistente da Banana Verde!

Olá leitores,

Posto um vídeo de uma maionese chamada  de “Bananese, apresentado no Jornal Hoje da Rede Globo em 19/07/2014.


Pesquisadores do Instituto Federal  Goiano, criaram uma maionese feita de banana verde cozida.

A Banana Verde na forma cozida de Biomassa ou Farinha já é usada há muito tempo pelas indústrias de alimentos , principalmente em aplicações em panificação, substituindo a farinha de trigo, mas em maionese é realmente uma inovação.

Há um extenso material na internet e acrescento um  link que disserta bem sobre o tema no que diz respeito aos benefícios para saúde:


A banana verde é rica em amido resistente e quando amadurece este amido se transforma em carboidratos digeríveis.

Os grandes fabricantes de amidos no mundo também disponibilizam na forma de Amidos Resistentes, oferecendo ao mercado uma excelente alternativa para o desenvolvimento de produtos saudáveis. 

Eu já escrevi sobre o assunto e segue link e resumo abaixo.


O reconhecimento científico que alguns amidos não são digeridos nem absorvidos no intestino delgado, tem trazido interesse mercadológico as frações de amidos não digestíveis e o seu potencial para explorar propriedades saudáveis similares as quais a fibras dietéticas  oferecem para o intestino grosso.
Amidos resistentes não são digeridos pelas enzimas pancreáticas no intestino delgado,  alcançando o cólon, aonde proporcionam  benefícios como por exemplo, crescimento de bactérias probióticas.
Sendo uma fibra natural, é utilizado principalmente em produtos de panificação e massas, auxiliando na textura e contribuindo com o teor nutricional.
Outra destacada aplicação é na redução da quantidade de óleo em snacks fritos, o que resulta na redução das calorias. 

Boa leitura e vídeo!

Um abraço,

Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário