Olá leitores,
Faz alguns anos , eu participei de uma acalorada discussão técnica sobre refresco em pó e uma colega da empresa na época, levantou a bola:
Por que as empresas, para reduzir custos, não usam Goma Guar em refresco em pó no lugar de CMC e Goma Xantana?
E eu cortei a bola rapidinho:
Não utilizam porque deixa sabor residual, originado pela conhecida nota vegetal da Guar.
Como as convicções são quase sempre frágeis , pouco tempo depois a Kraft lançou o Tang Pró com Goma Guar.
A grande novidade daquele novo Tang Pró era a formação de espuma, através da introdução do Extrato Natural de Quilaia.
Goma Guar tem em sua estrutura molecular uma fração proteica , algo em torno de 5%, e as proteínas invariavelmente contribuem para a formação de espumas, haja vista a importância desta macromolécula na produção de cervejas.
Esta característica sinérgica, Quilaia + Guar = espuma, deve ter sido decisiva para a escolha da Guar.
Talvez tenha sido levado em conta a redução de custos, até porque uma correta e dirigida aromatização eliminaria muito o indesejado sabor residual, entretanto , isso é apenas uma suposição minha.
O que ninguém poderia imaginar é que pouco tempo depois, a Guar sofreria um brutal e sem precedentes aumento de preços, contudo, esta é uma outra história e que já foi contada aqui:
Após fazer esse preâmbulo, comento que esta semana recebi um boletim técnico da empresa TIC Gums, falando sobre o lançamento de uma Goma Guar livre de notas vegetais:
Dai ela detectou que alguns componentes orgânicos voláteis, entre eles Ácido Hexanóico e Hexanal, eram os responsáveis por conferir o indesejável sabor residual percebido por degustadores em formulações mais sensíveis, como por exemplo o refresco em pó 😊.
Resultado: Houve redução de 90% destes compostos voláteis e, como consequência disso , os provadores não puderam mais sentir as notas vegetais em produtos formulados com esta inovação.
E como eles removeram química e fisicamente estes compostos? Ah, isso eles não contaram.
TIC Gums strikes again!
Um abraço,
Daniel
Um abraço,
Daniel
Olá!
ResponderExcluirMuito interessante esse novo produto. Sabe se já está à venda no Brasil ou há representante? Não achei pela Internet. Obrigado.
Boa tarde, peço desculpas pela demora... é que passei por uma mudança profissional e me atrapalhei um pouco com o Blog.
ExcluirQuem representa eles no Brasil hoje é a Prozyn, http://www.prozyn.com/, mas tenho quase certeza que eles ainda não tem este tipo de Goma Guar.
Um abraço, Daniel
Muito obrigado!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir