quinta-feira, 10 de agosto de 2017

TIC Gums lança Goma Guar sem sabor residual/ nota vegetal!

Olá leitores,

Faz alguns anos , eu participei de uma acalorada discussão  técnica sobre refresco em pó e uma colega da empresa na época, levantou a bola:
  
Por que as empresas, para reduzir custos,  não usam Goma Guar em refresco em pó no lugar de CMC e Goma Xantana?

E eu cortei a bola rapidinho:

Não utilizam porque deixa sabor residual,  originado pela  conhecida  nota vegetal da Guar.

Como as convicções  são quase sempre frágeis , pouco tempo depois a Kraft lançou o Tang Pró  com Goma Guar.




A grande novidade daquele novo Tang Pró  era a formação de espuma, através da introdução do Extrato Natural de Quilaia.

Goma Guar tem em sua estrutura molecular uma fração proteica , algo em torno de 5%,  e as proteínas invariavelmente contribuem para a formação de espumas, haja vista  a importância desta macromolécula na produção de  cervejas.

Esta característica sinérgica, Quilaia + Guar = espuma, deve ter sido decisiva  para a escolha da Guar. 
Talvez  tenha  sido levado em conta a redução de custos, até  porque  uma correta e dirigida   aromatização eliminaria muito o indesejado sabor  residual, entretanto ,   isso é apenas uma suposição minha.

O que ninguém poderia imaginar  é  que pouco tempo depois,  a Guar  sofreria um brutal e sem precedentes aumento de preços, contudo,  esta é uma outra história e que já foi contada aqui:





Após  fazer esse preâmbulo, comento que esta semana recebi um boletim técnico da empresa TIC Gums, falando sobre o lançamento de uma Goma Guar livre de notas vegetais:


TIC Gums é uma empresa altamente inovadora e analisou  a  Goma Guar padrão sob cromatografia gasosa.


Dai ela detectou que alguns componentes orgânicos voláteis, entre eles Ácido Hexanóico e Hexanal, eram os responsáveis por conferir o indesejável sabor residual percebido por degustadores em formulações mais sensíveis, como por exemplo o refresco em pó 😊.

Resultado: Houve redução de 90% destes compostos voláteis e, como consequência disso , os provadores não puderam mais sentir  as notas vegetais em produtos formulados com esta inovação.

E como eles removeram química e fisicamente estes compostos? Ah, isso eles não contaram.

TIC Gums strikes again!


Um abraço,
Daniel

4 comentários:

  1. Olá!

    Muito interessante esse novo produto. Sabe se já está à venda no Brasil ou há representante? Não achei pela Internet. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, peço desculpas pela demora... é que passei por uma mudança profissional e me atrapalhei um pouco com o Blog.
      Quem representa eles no Brasil hoje é a Prozyn, http://www.prozyn.com/, mas tenho quase certeza que eles ainda não tem este tipo de Goma Guar.
      Um abraço, Daniel

      Excluir