sexta-feira, 2 de julho de 2021

Carragena e outros Hidrocolóides Pincelados em Arte Marmorizada

 

Uso dos Hidrocolóides na Pintura Marmorizada


Durante milênios, o ser humano sempre usou recursos naturais para se manifestar artisticamente através da pintura, seja como forma de conexão com a natureza  ou simplesmente para registrar seu cotidiano.

Durante a idade média, enquanto na Europa  as artes visuais eram influenciadas por temas ligados à religiosidade cristã e tinham como suporte os vitrais e afrescos, na Ásia central uma nova técnica de pintura era criada, a Marmorização em Papéis (técnica que consistia em criar desenhos com tintas que flutuam em uma base aquosa e depois transferi-las para o papel).

Após ser levada para a Turquia e Oriente Médio, a  marmorização  adquiriu características típicas e passou a ser difundida em toda a Europa. Uma dessas características foi a utilização de um espessante natural (hidrocolóide)   na base aquosa.

Atualmente os hidrocolóides assumem um papel muito importante na indústria, seja na composição de alimentos,  higiene pessoal, mercados farmacêutico e odontológico, etc.

E como não poderia ser diferente, eles também assumem um papel importante na arte, principalmente na Marmorização.

Dentre os hidrocolóides mais usados na marmorização, podemos citar 3 tipos.

Goma Tragacanto ou Adragante: Obtida da seiva de leguminosas originadas do Oriente Médio, foi um dos primeiros hidrocolóides utilizados como espessante na base para a marmorização e é usada até hoje também para esse fim.

Carragena: Descoberta no final do séc XVIII na Irlanda, a carragena tornou-se o melhor espessante para base da marmorização. Apesar de existirem 4 tipos de carragenas; Kappa, Kappa II, Iota e Lambda, apenas a do tipo Lambda é usada para fazer a  marmorização  porque não gelifica e espessa à frio. Extraída de  Algas Marinhas econtradas no hemisfério norte e no Chile é o espessante mais usado para a técnica de marmorização.

Carboximetilcelulose (CMC) Obtido através da celulose,  também é outro espessante natural muito usado como base para marmorização, principalmente na América do Sul, devido à facilidade de oferta e dificuldade para a obtenção da Carragena Lambda.

Outros hidrocolóides são usados em menor escala mas não tem eficiência na qualidade da técnica.


Figura Arte Marmorizada 1

Figura Arte Marmorizada 2

Figura Arte Marmorizada 3


Autor: José Freire, brasileiro, é restaurador, encadernador artesanal e artístico de livros e artista de marmorização em papel e couro.

Autodidata em marmorização, em 2015 viajou à Turquia para conhecer a técnica de Ebru (marmorização típica da Turquia). Morou em Buenos Aires por vários anos onde ministrou cursos na Capital, interior da Argentina, Santiago do Chile, Rio de Janeiro e outros estados do Brasil.

Entre 2014 e 2016,  teve seu trabalho usado pela Câmara Brasileira do Livro para estampar o fundo da mídia impressa do Prêmio Jabuti.

Contato José Freire:

Celular 84 98631 7586

Instagram: freireatelier



Nenhum comentário:

Postar um comentário